FANDOM

Shinigami (死神, Deus da Morte) é uma entidade presente na cultura japonesa. Seu trabalho é "levar" a alma dos humanos para o outro mundo. Seria um pouco equivalente a figura conhecida da Morte no Ocidente.

Geralmente é usado para expressar qualquer Deus da morte. Por exemplo no budismo Enma é o Deus que julga e pune depois da morte (Jigoku) e no xintoísmo é a Izanami.

Na cultura popularEditar

Por ser um tema popular no Japão, aparecem com grande freqüência em obras diversas. Um dos maiores destaques dos Shinigamis é no mundo do mangá e animes. Pois é a forma de divulgação desses "contos" fora do Japão.

  • Death Note (Mangá/Anime/Live-Action): onde um jovem de 17 anos encontra um caderno que pertencia a um suposto Shinigami chamado Ryuuku. O caderno tem o poder de trazer a morte da pessoa que tiver seu nome escrito nele.
  • Bleach (Anime/Mangá): os Shinigamis são entidades espirituais, com forma humana que levam a alma dos humanos até o mundo dos mortos (no caso, Soul Society) e também purificam os Hollows levando os para Soul Society ou mandá-los para o inferno caso não sejam bons. Utilizam roupas preta e empunham katanas, conhecidas como Zanpakutou. Tomam conta da balança espiritual entre os dois mundos, impedindo a destruição deles caso ela seja rompida.
  • Shinigami no Ballad (Anime): conta a historia de uma shinigami chamada Momo que usa uma roupa branca e brilhante, ao contrario dos outros shinigamis, em que a roupa é preta. Cada episódio da série conta a historia de uma pessoa que terá sua alma levada por ela.
  • Yami no Matsuei vários personagens são shinigamis que trabalham em um lugar chamado Meifu; e o trabalho deles é fazer com que a morte e a reencarnação dos humanos aconteça corretamente.
  • Naruto (Anime e Mangá) : Sarutobi ou Terceiro Hokage invoca o Shiki Fuujin, chamando o Deus da Morte - shinigami - para esse mundo, um shinigami de aparência mais demoníaca (Assim como Ryuuku que foi citado alguns parágrafos acima), que tem a habilidade de selar a alma do alvo na barriga de seu invocador. A técnica foi criada pelo Yondaime Hokage, que a executava com muito mais maestria selando a alma da Kyuubi em seu próprio filho, Uzumaki Naruto. Sandaime foi capaz apenas de selar os braços da alma de Orochimaru. Porém, quem invoca essa técnica morre e fica na barriga do shinigami.
  • Soul Eater nesta história, um shinigami é o chefe de uma escola voltada a treinar armas com forma humana e artesões, com o intuito de caçar almas impuras que já tenham gerado um ovo de "kishin" - uma espécie de demônio.
v  d  e h
Ensatsu
Akuma-flame

Rebirth: The dragon spirit

Também no FANDOM

Wiki aleatória